Encerramento do Mês do Compliance

Após diversas ações realizadas em todo mês de maio, em 28/05 o Mês do Compliance foi encerrado com um evento ao vivo, que ocorreu de maneira híbrida, na Arena Digital PUCPR e Youtube, e contou com a apresentação do nosso CEO, Maurício Zanforlin, do diretor da Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance, Renato Lara, e do Vigário Geral do Instituto Marista, o Ir. Luis Carlos Gutiérrez Blanco. 

No encontro, foi discutido como a conduta ética está profundamente relacionada à nossa missão marista, citando diversos exemplos de atuação do Compliance, assim como o tema está relacionado com todos os valores do Grupo Marista e do nosso cotidiano. Afinal, ao nos tornarmos melhores pessoas, contribuímos para a uma sociedade mais ética. 

Para o CEO Maurício Zanforlin, o ativo mais valioso de uma empresa é a sua REPUTAÇÃO, pois é o que permite conquistar o mercado e ganhar a confiança das pessoas. Maurício enfatizou que a reputação é um valor que leva tempo e esforço de todos os membros da instituição para ser construída, mas pode ser perdida rapidamente. Nesse contexto, destaca-se a importância do Compliance, que é fundamental para preservar a reputação institucional. 

Em sua reflexão, considerou necessário entender quais são os valores de uma determinada instituição ao decidir sobre aspectos de sua carreira, uma vez que o Compliance também envolve nossos valores pessoais e está presente em todos os aspectos. Assim, sendo essencial entender os valores da instituição e como eles se alinham aos seus próprios valores ao tomar decisões sobre sua carreira profissional. Isso ajudará a determinar se vale a pena dedicar seu tempo e esforço àquela organização. 

Em seguida, Maurício discutiu os valores e princípios do Grupo Marista, explicando como a DARC nos auxilia a agir eticamente em todas as nossas ações e os impactos que essas atitudes podem ter na empresa. O CEO citou exemplos de empresas cuja reputação foi gravemente prejudicada por falta de ética e integridade, como a Enron, que faliu devido a fraudes contábeis; a Lava-Jato, onde empresas envolvidas no esquema cortaram até 80% de seu quadro de funcionários, resultando em milhares de desempregados; e o recente caso das Americanas, que, além de gerar desemprego, estimou uma perda de mais de 7 milhões de clientes ativos devido a fraudes contábeis. 

Para finalizar, Maurício Zanforlin mencionou casos em que problemas foram resolvidos positivamente por meio do Compliance, como o da Johnson & Johnson, que atuou com transparência ao fazer um recall massivo de medicamentos adulterados, revendo todos os processos de fabricação e ganhando maior credibilidade e confiança dos clientes. Também citou a Patagonia, cujo dono, preocupado com sustentabilidade, abriu espaços nas lojas para a venda de roupas usadas da marca, diminuindo o impacto ambiental e promovendo um maior aproveitamento das peças. 

O diretor da DARC, Renato Lara, destacou que todos os colaboradores do Grupo Marista são responsáveis pelo Compliance através de suas atitudes individuais. Ele explicou como as ações do Mês do Compliance ajudaram a popularizar práticas de integridade, como as ações do Mercado da Integridade, onde gôndolas com itens como balas, chocolates, barras de cereais e salgadinhos, foram instalados em todas as frentes de missão para que os colaboradores se servissem e eles mesmos realizassem os pagamentos, sem supervisão; e a ação Ética ao Cubo, que envolveu colaboradores refletindo sobre questões de ética e integridade por meio de perguntas em um dado gigante. 

Para encerrar o evento, Ir. Luís proferiu uma palestra enriquecedora sobre Ética, relembrando a missão e os principais valores do Instituto Marista: Integridade, Respeito, Responsabilidade e Justiça, reforçados pelo Papa Francisco na reforma eclesial. O irmão também abordou os desafios corporativos relacionados à ética, como Conflitos de Interesses, Privacidade e Segurança dos Dados, Suborno e Corrupção, Discriminação e Assédio e Responsabilidade Ambiental, finalizando com diversas reflexões de ações para enfrentar cada um desses desafios. 

A gravação deste momento de encerramento do Mês do Compliance está disponível na íntegra neste link.

Nós somos éticos em todas as nossas ações!

Mais notícias