Código de Conduta

Sumário

1. Missão, princípios e valores

O Presente Código de Conduta contém um conjunto de diretrizes que, inspiradas e orientadas pela nossa Missão, Princípios e Valores Institucionais, traduzem as expectativas e regras do Grupo Marista quanto a comportamentos e atitudes adequadas ao nosso ambiente:

1.1  Missão

Promover a formação de cidadãos éticos, justos e solidários, por meio da educação orientada pelos valores do Evangelho, do jeito de Maria, para a transformação da sociedade.

Promover a formação de cidadãos éticos justos e solidários: Para Marcelino Champagnat, a educação marista é meio privilegiado de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos” [1]. Nos tempos atuais, traduzimos os adjetivos “bons” e “virtuosos” por “éticos, justos e solidários”. Acreditamos que ética, justiça e solidariedade são valores que permeiam a construção de uma cidadania emancipadora. Por isso, oferecemos uma educação integral, elaborada a partir de uma visão cristã da pessoa humana e do seu desenvolvimento,[2] que prepara para a participação na sociedade, a busca do bem comum, a solidariedade e o cuidado com o planeta.[3]

Por meio da educação: A missão do Instituto Marista é a de evangelizar por meio da educação,[4] harmonizando fé, cultura e vida. Essa missão envolve toda a comunidade educativa, em especial as crianças e os jovens, em seus diferentes processos educativos, e é responsabilidade de todos. Configura-se como um processo emancipador, de desenvolvimento da consciência crítica e do sentido de responsabilidade social. Por isso, integra-se ao cotidiano desenvolvendo a pessoa de maneira integral: conhecimentos, competências e valores; preparação profissional; formação do sentido ético e social; abertura ao transcendente;[5] e desenvolvimento da sensibilidade para os desafios da sociedade plural.

Orientada pelos valores do Evangelho: O Evangelho, a “Boa Notícia”, é o anúncio da pessoa de Jesus Cristo ao mundo. Seu primeiro objetivo consiste na promoção da vida digna, com especial atenção aos pequenos e pobres. Os principais valores nele contidos são: o amor ao próximo, o diálogo com todas as pessoas e culturas, as relações fraternas, a solidariedade, a misericórdia e o serviço ao bem comum. Como Grupo Marista, orientamo-nos nesses valores evangélicos para o exercício de nossa missão. Eles permeiam todas as nossas relações e processos, configuram a nossa identidade cristã e marista, e nos abrem a novos desafios.

Do jeito de Maria: Marista vem de Maria, a mãe de Jesus. Champagnat, ao dar – nos o nome de Maria, quis que vivêssemos do seu espírito.[6] Nos evangelhos encontramos as características de Maria que formam esse nosso “jeito”: o serviço, a abertura ao transcendente, a simplicidade nas relações, a alegria, o acolhimento, a ternura, a compaixão, o cuidado, a atenção aos menos favorecidos, a postura agregadora, a comunhão.[7] Mulher e leiga, eprimeira discípula de Jesus, Maria orienta nosso caminhar na fé e a realização de nossa missão. Como ela, procuramos construir uma sociedade baseada na força revolucionária da ternura e do afeto.[8]

Para a transformação da sociedade: A transformação social é um dos princípios da evangelização. Na Instituição Marista essa realidade se dá a partir do compromisso com a promoção da justiça social e com a defesa dos direitos,[9] sobretudo das crianças, adolescentes e jovens. Em um contexto de violência e desencontro, adotamos postura profética e uma permanente promoção do diálogo;[10] buscamos as periferias do mundo, ofertando uma educação inclusiva, crítica e comprometida;[11] fomentamos a consciência e a participação social e política, em vistas à mudança de estruturas que oprimem.

[1] B. Furet, Vida de Padre José Marcelino Bento Champangnat, 2ª Parte, cap. 23.
[2] Instituto dos Irmãos Maristas, Missão Educativa Marista, 76.
[3] Missão Educativa Marista, 82; Atas do XXI Capítulo Geral, p. 54; Papa Francisco, Laudato Si’.
[4] Instituto dos Irmãos Maristas, Água da Rocha, 111.
[5] Sagrada Congregação para a Educação Católica, O leigo católico, testemunha da fé na 1982.
[6] Constituições do Instituto dos Irmãos Maristas, 4.
[7] Emili Turú, Deu-nos o nome de Maria.
[8] Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 288.
[9] Instituto dos Irmãos Maristas, Caminhos de Solidariedade Marista nas Américas, 44.
[10] Turú, Montagne, a dança da missão, p. 7.
[11] II Assembleia Internacional da Missão Marista, Vozes do fogo: mensagem da II

1.2  Valores

Amor ao Trabalho – Comprometimento com o que fazemos: Realizamos o trabalho com dedicação e responsabilidade; expressamos opiniões de forma transparente e construtiva; buscamos melhoria contínua no que fazemos.

Espiritualidade – Viver com paixão e coerência a missão marista: Cultivamos o entusiasmo e a alegria; promovemos e participamos de práticas de espiritualidade; celebramos nossas conquistas, crescemos com nossos erros.

Presença Significativa – Fazemos a diferença na vida das pessoas: Temos atitude educadora e cuidadora; exercitamos a escuta e abertura ao diálogo; colocamo-nos no lugar dos outros.

Interculturalidade – Acolhimento das diferenças: Construímos relações de respeito; convivemos de forma harmoniosa com opiniões diferentes; promovemos a integração degênero, religiões, gerações e etnias.

Simplicidade – Ser simples em processos e relações: Agimos de acordo com o que falamos; facilitamos os processos organizacionais; tomamos decisões de forma ágil e objetiva.

Espírito De Família – Relações de pertença, confiança e cuidado: colaboramos uns com os outros; valorizamos as pessoas e suas contribuições; confiamos na capacidade das pessoas agirem de modo responsável.

Solidariedade – Disposição para servir: Atuamos em favor do bem comum; geramos oportunidades para todos; relacionamo-nos com ética.

Sustentabilidade – Perenidade da instituição e da missão: Desafiamo-nos em soluções inovadoras com foco no público-alvo; contribuímos para a conservação ambiental e a transformação social; trabalhamos para alcançar melhores resultados financeiros.