Código de Conduta

Sumário

6. Construindo um ambiente saudável

Quando diferentes pontos de vista coexistem e o diálogo prevalece, cria-se um ambiente no qual as pessoas sentem-se motivadas a realizar seu trabalho com amor.

Nesse contexto de pluralismo e multiculturalidade, devem ser observados os seguintes posicionamentos:

6.1  Relacionamentos internos

O Grupo Marista valoriza os relacionamentos interpessoais e preza pela construção de um ambiente marcado pela generosidade e espírito colaborativo.

Desta forma, a Organização recomenda fortemente que todos os Irmãos e Colaboradores (as) trabalhem para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável, livre de comportamentos que possam ser caracterizados como calúnia, injúria, difamação ou assédios.

As opiniões devem ser manifestadas de forma respeitosa e construtiva, sempre prezando pela preservação da intimidade e privacidade das pessoas. A Organização reforça que qualquer manifestação de preconceito ou violência (seja ela física ou verbal) fere diretamente os Princípios Maristas, e comportamentos que possam vir a ser interpretados como constrangimento moral, assédio sexual ou abuso de poder não serão tolerados.

6.2  Conflito de interesses

O Grupo Marista espera que seus Irmãos e Colaboradores (as) atuem com honestidade e integridade em todos os relacionamentos mantidos em nome da Organização e em todas as atividades exercidas. Desta forma, cabe aos Irmãos e Colaboradores (as) interromper suas ações e comunicar imediatamente a seu gestor sempre que uma situação que possa caracterizar conflito de interesses for identificada.

Um conflito de interesses existe quando as aspirações particulares influenciam ou têm o poder de influenciar, ainda que indiretamente, determinada decisão ou ação contrária às finalidades, interesses, Princípios e Valores da Organização.

Exemplos de posturas que caracterizam conflitos de interesses:

  • Empregar bens e recursos pertencentes à Organização em proveito próprio ou de terceiros;
  • Usar de maneira indevida ou para interesse próprio as informações privilegiadas ou confidenciais a que tiver acesso por conta das atividades realizadas, função ou cargo exercido na Organização;
  • Promover negociações e/ou decisões visando o benefício próprio ou de terceiros, em detrimento aos interesses da Organização;
  • Receber itens de qualquer natureza que possam de alguma forma, influenciar a sua tomada de decisão e/ou juízo de valor;
  • Atuar como fornecedor (produtos e/ou serviços) ao mesmo tempo que exerce função de colaborador do Grupo Marista (CLT ou RPA).

Cabe salientar que as situações aqui descritas são apenas exemplos e não esgotam todos os possíveis conflitos que podem surgir no ambiente de trabalho.

Em caso de dúvidas, deve-se consultar o Grupo Marista (gestor imediato ou Canal Direto) e buscar esclarecimentos antes de prosseguir com qualquer ação.

6.3  Postura e manifestações pessoais

O Grupo Marista valoriza a liberdade de expressão de seus Irmãos e Colaboradores (as), mas ressalta que a postura dos mesmos deve estar alinhada aos valores institucionais da Organização.

Os Irmãos e Colaboradores (as) devem evitar posicionamentos ideológicos, político-partidários, esportivos e religiosos que possam causar desarmonia ou infringir os valores do Grupo Marista, bem como roupas e/ou adereços não adequados ao ambiente de trabalho.

6.4  Saúde e segurança

O Grupo Marista entende que um ambiente de trabalho seguro e saudável é fundamental para o bem-estar do Colaborador e o desempenho da Organização.

Desta forma, a Organização promove a saúde e a proteção da integridade do trabalhador por meio de equipamentos de proteção e treinamentos.

Espera-se que Irmãos e Colaboradores (as) estejam cientes das normas, procedimentos e práticas de saúde e segurança do trabalho, cumprindo-as rigorosamente e evitando situações de risco. Solicita-se atenção ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) necessários às atividades cotidianas, mantendo-os em condições adequadas.

Como cuidado adicional, qualquer situação de risco à integridade física de qualquer pessoa nas dependências do Grupo Marista deve ser comunicada ao SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho ou ao responsável direto, para registro formal da situação.

O Grupo Marista se preocupa com a segurança e bem-estar de Irmãos e Colaboradores (as), não permitindo o ingresso ou consumo de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas em suas dependências. Portá-las ou permanecer sob seu efeito em serviço, constitui uma violação a este documento, salvo a permissão formal de consumo moderado de bebidas alcoólicas nas seguintes situações:

  1. Eventos ou confraternizações institucionais, desde que previamente autorizadas pelo gestor responsável pelo evento e do espaço cedido/locado;
  2. Hóspedes e Locatários de espaços, desde que respeitando as regras e limites estabelecidos pela direção

Qualquer forma de violência física ou moral é inaceitável para a Organização, e a presença de armas em suas dependências é expressamente vedada, exceto no caso de profissionais habilitados e designados para tal.