Código de Conduta

Sumário

10. Programa Gestão da Ética

O Programa Gestão da Ética do Grupo Marista tem como fundamento este Código de Conduta e disponibiliza um Canal Direto para que todos os colaboradores (as) possam se manifestar perante a Organização. As informações compartilhadas neste canal são submetidas à apreciação de um Comitê de Ética que tem como responsabilidade promover melhorias e valorizar a ética em todas as nossas atividades. As diretrizes deste Programa Gestão da Ética sãoformalizadas em política institucional na qual é disponibilizada eletronicamente a todos os colaboradores (as) do Grupo Marista.

10.1 Canal Direto

O Canal Direto é um meio de comunicação seguro e oficial disponibilizado pelo Grupo Marista a todos os colaboradores (as), parceiros, fornecedores, terceiros, voluntários e demais agentes atuantes na Organização. Pelo Canal Direto existe a oportunidade de contribuir, de forma responsável e confiável, com a manutenção de um ambiente de trabalho ético, com mais segurança, eficiência e qualidade.

Pelo Canal Direto é possível enviar dúvidas a respeito do conteúdo deste Código de Conduta, recomendar melhorias ao ambiente de trabalho, sugerir mudanças para eliminar perdas e reduzir custos nos processos, dar ideias para melhorar a segurança dos Colaboradores (as) e das Unidades do Grupo Marista e ainda abordar questões éticas. O Canal Direto também recebe relatos de possíveis conflitos de interesses e condutas contrárias às diretrizes disseminadas neste Código de Conduta ou às normas da Organização.

As sugestões, dúvidas e relatos recebidos pelo Canal Direto são apurados de forma organizada e sigilosa. Apurações e análises específicas são conduzidas por empresa especializada e independente. Ao enviar um relato pelo Canal Direto, o relatante contribui para um ambiente de trabalho cada vez melhor. A Organização reforça o compromisso de manter a identidade do relatante preservada, garantindo a proteção do mesmo contra qualquer tipo de retaliação.

O Canal Direto é regido por normativa e procedimentos específicos e está em conformidade com a legislação vigente. Todas as deliberações decorrentes dos relatos recebidos serão balizadas pelo Comitê de Ética da Organização.

Ao realizar uma manifestação no Canal Direto, é dever do relatante acompanhar o andamento da mesma, respondendo aos questionamentos que forem realizados e fornecendo informações completas, precisas e verdadeiras.

10.2 Comitê de Ética

O Comitê de Ética é constituído por membros indicados pelo Conselho Provincial dentre o quadro de colaboradores (as) próprios do Grupo Marista, tendo como principais responsabilidades:

  • Cumprir e fazer cumprir a Política do Programa Gestão da Ética;
  • Exercer as funções, respeitando os deveres de lealdade e diligência;
  • Examinar, com imparcialidade as ocorrências que lhes forem apresentadas para deliberação; e
  • Opinar e prestar esclarecimentos, quando