OBJETIVO
Estabelecer a política de ESG para o Grupo Marista no que diz respeito aos compromissos e princípios a serem aplicados no negócio, com foco na incorporação de aspectos ambientais, sociais e de governança às práticas sustentáveis para gestão da organização.
ABRANGÊNCIA / NÍVEL DE DISTRIBUIÇÃO
Esta política é aplicável a todos os colaboradores, irmãos, leigos, conselheiros e prestadores de serviços de todas as diretorias e Frentes de Missão do Grupo Marista (Educação Superior, Saúde e FTD), ficando disponível eletronicamente nas Intranets do Grupo Marista, Marista Mais e #conexãoFTD.
PRINCIPAIS DIRETRIZES
As principais diretrizes desta Política são:
- A Gestão de ESG está de acordo com as normas ABNT PR 2030 e com os ODS.
- A DRIG é o ponto focal do Grupo Marista nos assuntos relacionados à gestão de ESG.
- O Fórum ESG é responsável por apoiar às ações desenvolvidas pelas Frentes de Missão.
- A governança está baseada nos princípios da ética e da transparência.
1 DIRETRIZES
1.1 Metodologia
1.1.1 A gestão de ESG do Grupo Marista tem como premissa a ABNT PR 2030, bem como seus fundamentos e princípios. Também são utilizados informações e conceitos contidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e em outros documentos internacionais que pautam a agenda no tema.
1.2 Governança e Cultura
1.2.1 A alta administração apoia as ações relacionadas à gestão de ESG, que tem o propósito de contribuir com o atingimento dos objetivos ambientais, sociais e de governança do Grupo Marista e de suas Frentes de Missão.
1.2.2 O fortalecimento da gestão de ESG contribui com a reputação interna e externa da instituição, favorece os processos de criação de valor compartilhado entre o Grupo Marista, suas Frentes de Missão e públicos da cadeia de relacionamento, em consonância com a sua missão, visão e valores.
1.2.3 A gestão de ESG deve fazer parte da cultura e da estratégia do Grupo Marista, em todas as suas Frentes de Missão e em todos os níveis organizacionais.
1.2.4 A governança de ESG deve seguir os princípios éticos e transparentes, em consonância com os valores da instituição.
1.3 Definição da Estratégia e dos Objetivos
1.3.1 A estratégia de ESG do Grupo Marista é baseada em compromissos e direcionadores, construídos em conjunto com as Frentes de Missão e aprovados pelo Conselho de Administração, que consideram os aspectos sociais, ambientais e de governança.
1.3.2 A estratégia deve estar alinhada ao Planejamento Estratégico do Grupo Marista, sempre considerando a capacidade de responder às demandas das Frentes de Missão e dos públicos de relacionamento, bem como da opinião pública e sociedade.
1.3.3 A gestão de ESG tem por propósito realizar processos de diagnóstico de maturidade, matriz de relacionamento, priorização de práticas, execução de iniciativas, monitoramento de resultados e comunicação de práticas, em todo o Grupo Marista e suas Frentes de Missão.
1.4 Performance
1.4.1 A gestão de ESG é executada de acordo com uma agenda estratégica no tema, em conformidade com a priorização de iniciativas definida junto à alta liderança.
1.4.2 A gestão de ESG é realizada em cada uma das Frentes de Missão e de forma consolidada no ambiente corporativo do Grupo Marista.
1.4.3 A gestão de ESG contribui com o desenvolvimento social, ambiental e promove boas práticas de governança do Grupo Marista, bem como de suas Frentes de Missão, contribuindo com sua missão, visão e valores.
1.5 Revisão
1.5.1 Periodicamente o Grupo Marista avalia a execução das atividades de ESG em função das ações em andamento, da agenda do tema, bem como do seu planejamento estratégico e das perspectivas de cenários futuros.
1.5.2 A metodologia em ESG do Grupo Marista deve ser continuamente revisitada e avaliada quanto à necessidade de atualização, para estar em conformidade com as demandas organizacionais e com a agenda do tema, seguindo as boas práticas do mercado.
1.5.3 Todas as mudanças e revisões, bem como todo o conhecimento adquirido
serão utilizados como subsídios para o amadurecimento cultural em gestão de ESG do Grupo Marista.
1.6 Gestão de Indicadores e Comunicação
1.6.1 O Grupo Marista utiliza sistemas informatizados no gerenciamento dos Indicadores de ESG.
1.6.2 A comunicação sobre os temas de ESG deve ser eficaz, periódica, oportuna e direcionada para toda a sociedade nos canais oficiais, assim como para o público interno e para os envolvidos na gestão das iniciativas.
1.7 Atuação
1.7.1 A Diretoria de Relações Institucionais e Governamentais (DRIG) é o ponto focal do Grupo Marista nos assuntos relacionados à gestão de ESG, desde aspectos organizacionais até o suporte ao planejamento, comunicação e fomento à cultura de ESG, fazendo a interface com as Frentes de Missão para o fortalecimento da política. As atribuições da DRIG estão especificadas neste documento.
1.7.2 Cada Frente de Missão possui um ponto focal de ESG, que é o responsável pelos assuntos relacionados ao tema ESG nas respectivas unidades de negócio, conforme atribuições elencadas neste documento.
1.7.3 A forma de atuação e todas as ações e procedimentos adotados internamente pelas Frentes de Missão tem suporte da DRIG, mas são de responsabilidade das unidades, as quais atuam com autonomia.
1.7.4 Cabe ressaltar que poderão ser criados grupos de trabalho para auxiliar a gestão de ESG, constituindo núcleos específicos, apoiados preferencialmente pela DRIG.
2 PAPÉIS E RESPONSABILIDADES
2.1 CAD – Conselho de Administração
2.1.1 Aprovar o Plano Anual de ESG;
2.1.2 Analisar os reports trazidos pelo Fórum ESG;
2.1.3 Analisar e aprovar as iniciativas, projetos e investimentos.
2.2 Fórum ESG
2.2.1 Fórum coordenado pela DRIG para implementar a política de ESG, acompanhar a evolução das iniciativas e apoiar as Frentes de Missão na construção da cultura ESG. Tem objetivo de consolidar as informações para reportá-las ao Comitê de Estratégia, à Diretoria e ao CAD.
2.2.2 Composto por até dois membros indicados pelas Frentes de Missão, e representantes dos eixos Social (DP&C – Benefícios, Gestão de Talentos & Cultura, CMDI, OR – Identidade e Missão), Ambiental (Gestão de Resíduos, Gestão Ambiental, Facilities, Transporte e Viagens) e Governança (Compliance, Suprimentos/Financeiro, Planejamento e Jurídico).
2.2.3 Ao Fórum compete analisar, recomendar e acompanhar matérias relacionadas à adoção dos melhores padrões de sustentabilidade e ao processo de implementação e manutenção de tais padrões na organização, a fim de promover o desenvolvimento sustentável e disseminar essas práticas em todas as atividades e relacionamentos estratégicos.
2.3 DRIG – Diretoria de Relações Institucionais e Governamentais
2.3.1 A Diretoria tem a responsabilidade de coordenar os processos ESG e assegurar que as práticas da organização e de suas Frentes de Missão observem as diretrizes estabelecidas pela política, os objetivos da agenda ESG e sua integração com a estratégia de negócio.
2.3.2 É responsável pelo relatório de sustentabilidade, pela gestão dos indicadores de ESG e pela comunicação das iniciativas do Grupo Marista, visando o fortalecimento da reputação institucional.
2.4 Frentes de Missão
2.4.1 Cada Frente de Missão tem seus processos e estruturas de alçadas próprias, assim como autonomia para implementar seus planos estratégicos de ESG e suas ações de sustentabilidade, que devem estar alinhados com esta política, com os compromissos, direcionadores e indicadores de ESG.
2.4.2 Cada Frente de tem estrutura própria para gestão do tema ESG e para a implementação da política, contando com o apoio do Fórum ESG.
3 SIGLAS UTILIZADAS, GLOSSÁRIOS E CONCEITOS
Para saber o significado das siglas utilizadas neste documento, acesse nossa base unificada.
4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
4.1 Referências Externas
4.1.1 ABNT PR 2030
4.1.2. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
4.2 Referências Internas
4.2.1. Código de Conduta Marista
4.2.2. Política Anticorrupção
4.2.3. Política de Compliance
4.2.4. Política de Gestão da Qualidade
4.2.5. Política de Gestão Ambiental
4.2.6. Política de Responsabilidade Social
4.2.7. Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional
4.2.8. Manual de Boas Práticas
4.2.9. Política de Gestão de Riscos
4.2.10. Política Concorrencial
4.2.11. Política de Diversidade e Inclusão
4.2.12. Política de Relacionamento com Stakeholders
4.2.13. Política de Alçada
4.2.14. Política de Investimento